Intermediador de pagamento: o que é e benefícios para o negócio

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Um intermediador de pagamento tem a função de conectar todos os envolvidos em processos de pagamentos, como banco, consumidor e vendedor. Saiba mais!

Contar com um intermediador de pagamento, hoje, é mais que essencial para as empresas, sobretudo em uma realidade onde as vendas estão cada vez mais multifacetadas e ocorrendo em canais distintos.

Cabe, portanto, a CEOs, líderes e a profissionais do setor comercial ou financeiro, conhecer todos os detalhes envolvidos na gestão de pagamentos, principalmente no que diz respeito aos intermediadores.

Será que realmente vale a pena contar com um intermediador de pagamento? Quais as aplicações práticas do uso de sistemas do tipo?

Neste artigo vamos conhecer, em detalhes, o que é um intermediador de pagamentos, como funciona, benefícios e viabilidade.

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O que é um intermediador de pagamentos?

Um intermediador de pagamento tem a função de conectar todos os envolvidos em processos de pagamentos, como banco, consumidor e vendedor. Também chamado subadquirente, o intermediador de pagamento é essencial para recebimento de pagamentos.

O intermediador de pagamento é uma solução inovadora para lojistas porque permite aceitar diversas bandeiras e cartões com uma única integração.

Sem um intermediador de pagamento, a empresa precisaria negociar e integrar individualmente cada bandeira, o que daria um trabalho enorme.

Na prática, o subadquirente envia os dados do comprador para a instituição financeira, além de liberar o valor da compra para o lojista. O serviço conta com uma taxa que pode variar bastante de um intermediador para outro.

Como funciona um intermediador de pagamentos?

O intermediador de pagamento também exerce uma função central na garantia da segurança, sobretudo através do sistema antifraude.

As lojas e negócios menores costumam aderir aos intermediadores devido à facilidade de integração e ao mundo de possibilidades que se abrem a partir do momento em que o intermediador começa a funcionar.

Na prática, o intermediador de pagamentos faz um meio-campo entre os mais diversos envolvidos no processo de compra.

Quando o cliente passa o cartão na maquininha ou faz uma compra online, a adquirente (por exemplo, a Cielo) recebe os dados através do intermediador (como o PayPal).

A adquirente, por sua vez, consulta a bandeira e o banco emissor para verificar se há saldo disponível para compra ou não. Em caso positivo, a compra é aprovada e o intermediador de pagamentos repassa o valor para o vendedor.

Benefícios em utilizar um intermediador de pagamentos

Um intermediador de pagamentos exerce um papel central nas vendas.

Sem um bom intermediador, provavelmente o lojista irá passar por dificuldades que envolvem a aprovação de compras e a burocracia para conseguir receber pagamentos por cartão de crédito.

Além disso, o vendedor terá que dar uma atenção mais redobrada para a segurança, já que terá que arcar por si só em caso de possíveis golpes e erros.

A necessidade de negociar com bandeiras individualmente também acarretará na aceitação de menos opções no estabelecimento, o que não ocorre no caso do intermediador.

Com vendas mais complexas, naturalmente o lojista terá dificuldades para crescer.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios do uso de intermediador de pagamento:

Diminuição da burocracia

O empreendedor brasileiro já tem burocracia de sobra para encarar e, por isso, não é cabível enfrentar burocratizações excessivas na hora de pensar nos pagamentos.

Contar com um intermediador de pagamento significa que o lojista não precisará se envolver com todas as nuances do processo de recebimento.

Um intermediador de pagamentos consegue, de forma integrada, oferecer as mais diversas formas de pagamento, gerenciando o processo de venda em cada uma das etapas, incluindo o repasse do valor da compra para o vendedor.

A análise automática de compras evita problemas com a segurança. Além do mais, evita que o empresário se veja obrigado a negociar com bandeiras de cartão individualmente.

Mais segurança

O fator segurança também é um grande diferencial.

Em tempos onde os golpes na internet se multiplicam, fornecer processos de pagamento seguros para o consumidor representa conseguir ofertar um grande diferencial competitivo.

Segundo o noticiário de economia do portal IG, 70% dos consumidores têm medo de comprar online. A pesquisa que revelou os dados ainda mostraram que existem mais de 31 milhões de golpes e páginas falsas de venda na internet.

Lidar com a questão da segurança, portanto, deve ser uma preocupação central de uma gestão.

O intermediador de pagamento fornece recursos que protegem o lojista e o consumidor, como o sistema antifraude, que combate compras identificadas como perigosas ou ilegítimas.

Mais opções de pagamento

A diversidade de pagamento também é um diferencial.

Com cada vez mais empresas oferecendo crédito no mercado e disponibilizando cartões para uso, urge a importância de receber o maior número possível de pagamentos.

Não suportar determinadas bandeiras pode significar perder vendas. Isso porque o consumidor que se decidiu pela compra nem sempre tem várias opções de cartão no momento da decisão.

Um intermediador de pagamento consegue reunir diversas bandeiras e opções de pagamento, facilitando o processo de disponibilização alternativas para os clientes.

Há ferramentas que vão além das bandeiras de cartão, mas possibilitam, por exemplo, o pagamento através de boleto e Pix, formas de pagamento também muito utilizadas.

Escalabilidade

Crescer é o objetivo de qualquer negócio. No entanto, sem um intermediador de pagamento, essa tarefa torna-se quase impossível.

Isso porque ao não contar com um intermediador o vendedor terá que arcar com todas as despesas relacionadas ao pagamento, bem como dedicar tempo para fazer o gerenciamento de todo o processo.

E você sabe muito bem que tempo é dinheiro.

Por meio de um intermediador de pagamento, a empresa pode crescer na medida em que as vendas crescem, sem maiores preocupações.

Tudo isso por meio de uma implantação facilitada, sem a necessidade de fazer alterações no fluxo da loja presencial ou no ambiente digital da sua loja online.

Checkout transparente

Você já ouviu falar de checkout transparente?

Checkout é como é nomeado o local onde são finalizadas as transações online.

O checkout transparente é um recurso utilizado em lojas virtuais que facilita o processo de transações e pagamentos no ambiente digital.

Por meio dos intermediadores de pagamento, o cliente não precisará deixar o site para finalizar o pagamento.

No próprio site, a finalização da compra poderá ser feita e a confirmação do pagamento recebida.

Essa tecnologia, que aumenta o sucesso das vendas online, só é possível graças aos intermediadores de pagamento.

O checkout padrão redirecionava o cliente para uma página externa ao site, o que alimentava certas desconfianças por parte dos clientes.

Responsabilidade na análise do pagamento e riscos

E, como último benefício do intermediador de pagamento, podemos destacar mais um ponto relacionado à segurança.

Sem um intermediador de pagamento, o lojista tem de arcar com todos os prejuízos associados a golpes e fraudes.

Isso pode gerar um rombo enorme nas contas do final do mês.

Com um intermediador de pagamento, a dor de cabeça é bem menor, já que essas soluções oferecem recursos antifraude e protegem o vendedor de possíveis prejuízos.

Entre 2020 e 2021, houve um crescimento de 44% no número de golpes aplicados.

Esse é um número estarrecedor. Lidar com a responsabilidade pela análise do pagamento é um risco que os lojistas não precisam encarar.

A diferença entre intermediador de pagamento x gateway de Pagamento

Mas, afinal, qual a diferença entre intermediador de pagamento e gateway de pagamento?

Para utilizar a melhor solução para sua empresa, é importante conhecer pormenorizadamente as diferenças entre os dois tipos de serviços.

gateway de pagamento é uma solução que conecta compradores, lojistas e adquirentes.

Nesse caso, são as adquirentes que processam os pagamentos e fazem o repasse do valor da compra. Aqui mora a principal diferença entre gateway de pagamento e intermediador de pagamento.

Os custos envolvidos na implementação de um gateway são maiores, ao mesmo tempo que a solução é bem mais personalizável que intermediadores.

O gateway de pagamento também exige recursos mais complexos, como uma equipe de programação que possa configurá-lo corretamente.

Quais as características de uma boa ferramenta intermediadora?

Um bom intermediador de pagamento precisa contar com uma série de características que o tornam atraente para as empresas.

Ocorre que, infelizmente, muitos intermediadores apresentam problemas sérios em tópicos como atendimento, tarifas e segurança, gerando mais dores de cabeça do que qualquer coisa.

Nesse sentido, é mais que essencial analisar muito bem antes de escolher um intermediador de pagamento, já que é o relacionamento com o cliente e a fama da empresa que estão em jogo.

É importante lembrar que estamos falando de ferramentas com um contato direto com informações sigilosíssimas que os clientes entregam à sua empresa.

Mas, afinal, quais critérios utilizar na escolha de uma boa ferramenta intermediadora? Confira algumas diretrizes nos tópicos a seguir:

Atendimento personalizado

Com certeza sua empresa preza por um bom atendimento ao cliente.

Ora, se na sua organização há essa preocupação, é mais que natural que no relacionamento com outros serviços o mesmo ocorra.

Por isso verifique, antes de contratar um intermediador de pagamento, como a empresa intermediadora atende os clientes.

Para descobrir isso, basta procurar por avaliações online e investigar reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Se houver constantes queixas nesse sentido, considere buscar outra empresa.

É essencial, também, ir além das aparências. Muitas empresas projetam imagens positivas para o mercado, mas a realidade é bem distante daquilo que foi projetado.

Caso você conheça clientes da intermediadora, converse com eles sobre a experiência cotidiana.

Tarifas

Cuidar das tarifas também é um ponto de grande atenção.

Muitos intermediadores de pagamento cobram taxas abusivas, por isso, consulte sempre antes de contratar.

Analise, também, como serão as cobranças de taxa após o período inicial, que às vezes pode contar com condições promocionais.

Tire todas as dúvidas, leia os contratos, analise as letras miúdas. Não dê oportunidade para que o engano acabe por atrapalhar o faturamento da sua empresa.

Porque, sim, tarifas altas são um risco para o faturamento, rendimento e viabilidade de empresas.

Consulte sempre diversas opções, comparando todos os custos envolvidos.

Não contrate a primeira intermediadora que aparecer na sua frente. A pesquisa é o segredo do sucesso.

Segurança e transparência

Avalie a questão da segurança!

Consulte a documentação da intermediadora, encontre sites que a utilizam e faça transações para teste.

Utilize softwares que identificam o vazamento de dados e, principalmente, verifique sempre se o protocolo HTTPS está ativo nas transações feitas por meio da intermediadora.

Busque conhecer, também, todas as tecnologias de segurança dos dados e sistemas antifraudes. Alguns dos tópicos obrigatórios nesse assunto são: criptografia, firewalls e sistemas antiataques.

Também analise se o intermediador de pagamento não deixa nenhum rastro de informação no site. Isso é recomendado para evitar que hackers mal-intencionados acabem por furtar dados pessoais e financeiros.

Por fim, consulte as cláusulas contratuais com relação a problemas de vazamento de dados e golpes. Confira se o intermediador de pagamento assume a responsabilidade por tais fatos.

Vale a pena ter um intermediador de pagamento?

Com tudo o que dissemos até aqui, com certeza ficou claro a resposta para essa pergunta.

Um intermediador de pagamento ou uma tecnologia que permita recebimentos de forma segura, é essencial para empresas que desejam escalar seus negócios, sobretudo no ambiente online.

Além disso, também é indicado para organizações que não tem tempo a perder com burocracia e busca um nível maior de segurança.

A diversidade de opções de pagamento também é uma razão que incentiva a adoção do intermediador de pagamento, justamente porque permite receber pagamentos de um número maior de consumidores.

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Na hora de escolher um intermediador de pagamento, não deixe de analisar os fatores mencionados acima como, por exemplo:

  • qualidade do atendimento;
  • tarifas praticadas;
  • e segurança.

Com um intermediador de pagamento, sua empresa poderá escalar os negócios com muito mais facilidade, sem precisar gastar tempo com tarefas que podem ser simplificadas por soluções de pagamento.

Para lojas virtuais, o checkout transparente é uma funcionalidade decisiva em intermediadores de pagamento, já que aumenta as taxas de conversão e efetividade dos pagamentos.

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