Pix Indireto: o que é e como escolher o melhor participante para conectar o seu negócio

Compartilhar

|

O mundo financeiro está se modernizando e, com isso, procedimentos antes demorados estão se tornando cada vez mais simples e rápidos. Um exemplo disso é o novo sistema Pix Indireto. Esta modalidade do Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, veio para dinamizar as transações financeiras de empresas de todo o país.

Neste contexto, o Pix Indireto desponta como uma nova possibilidade para empresas que buscam uma maior eficiência em suas operações financeiras. Essa opção permite que essas empresas possam realizar transações pelo Pix através de um intermediário financeiro, sem a necessidade de integrar diretamente à rede do Banco Central.

A escolha do participante para fazer essa conexão é essencial, pois ela irá influenciar na facilidade e na segurança do processo. Nesse sentido, é fundamental que as empresas tenham critérios claros para essa escolha, levando em consideração aspectos como a confiabilidade do participante, as taxas cobradas e a qualidade do suporte oferecido.

A partir dessas mudanças e da importância do assunto, entender o que é e como funciona o Pix Indireto é fundamental para que seu negócio tenha uma gestão financeira eficiente e atualizada. 

Pix: participantes x clientes

Dentro do Pix, temos uma distinção importante: os participantes e os clientes. Os participantes são as instituições financeiras e de pagamento que se conectam diretamente à plataforma Pix, sendo responsáveis por oferecer este serviço aos usuários finais, ou seja, os clientes. Já os clientes são pessoas físicas e jurídicas, que utilizam os serviços do Pix para realizar suas transações financeiras, seja para enviar ou receber pagamentos na atualidade do mercado.

Essa distinção é essencial para o funcionamento do Pix, inclusive do Pix Indireto, pois enquanto os participantes são os agentes que viabilizam a operação e manutenção do sistema, são os clientes que o utilizam efetivamente, gerando movimentação financeira e dando vida a essa inovação no ambiente de pagamentos instantâneos. Ambos possuem papéis relevantes, contribuindo para a eficiência e o sucesso do Pix enquanto sistema revolucionário de operações financeiras.

Clientes

Os clientes no sistema Pix são os usuários finais que se beneficiam da eficácia desse sistema de pagamento. Eles podem ser classificados em dois tipos: clientes diretos e clientes indiretos.

Os clientes diretos são aqueles que fazem transações utilizando a plataforma Pix através de um participante direto. Já os clientes indiretos, ou Pix Indireto, são aqueles que utilizam a plataforma Pix através de um participante indireto.

Ambos os tipos de clientes têm a capacidade de realizar transações instantâneas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com custos frequentemente reduzidos. Dessa forma, os clientes são uma parte essencial do sistema Pix, pois são eles que efetivamente realizam e se beneficiam das transações. Contudo, a diferença principal é que no Pix Indireto as instituições financeiras intermediárias são as responsáveis pela oferta do serviço e por atuar como ponte entre o cliente e o Banco Central.

Participantes

Os participantes no Pix são atores fundamentais na execução suave e eficaz das transações financeiras dentro desse sistema revolucionário. Eles são plataformas financeiras, como bancos e prestadores de serviços de pagamento, diretamente conectados ao Pix, tornando-se pontos de acesso essenciais para os clientes que desejam usar o serviço.

Sua principal responsabilidade é facilitar as transações Pix, garantindo que sejam processadas rápida e seguramente, pois são essas instituições que processam diretamente os pagamentos ou transferências. Além disso, muitos participantes também oferecem o chamado Pix Indireto, um serviço que permite que instituições não conectadas diretamente à plataforma Pix possam, ainda assim, oferecer essa funcionalidade aos seus clientes, ampliando a abrangência deste sistema de pagamento instantâneo.

O que são e qual a diferença dos participantes diretos e indiretos do Pix?

Os participantes do Pix são categorizados em diretos e indiretos. Os participantes diretos são as instituições que possuem acesso direto à infraestrutura de liquidação do Pix e assumem a responsabilidade pela execução de todos os processos envolvidos, desde a iniciação até a conclusão da transação. Incluem bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras comprobantes, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Banco Central.

Por outro lado, os participantes indiretos, termo também conhecido como Pix Indireto, são instituições que não possuem tal acesso e dependem de um participante direto para realizar transações Pix. Eles utilizam o serviço de um participante direto como intermediário, a custos acordados entre as partes. Assim, a principal diferença entre os dois é a maneira como eles se conectam e interagem com a infraestrutura do Pix.

O que é um participante direto do Pix? (Responsável)

Um participante direto do Pix é uma instituição financeira ou de pagamento que, com autorização do Banco Central, realiza a liquidação de transações através do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), de forma autônoma. Logo, é ele quem processa e assume total responsabilidade, tanto operacional quanto legal, sobre as transações Pix que realiza para seus usuários.

Diferente disso, numa transação através de um participante Pix Indireto, este último dependerá de um intermediário (participante direto) para conectar-se ao SPI e realizar as transações. Portanto, o papel de um participante direto no Pix é essencial para o funcionamento imediato e autônomo do serviço por parte dos participantes indiretos.

O que é um participante indireto do Pix? (Contratante)

O participante indireto do Pix, o Pix Indireto, é uma instituição que, ao contrário do participante direto, não possui acesso direto à infraestrutura de liquidação do Pix. Essas instituições atuam como contratantes dos serviços do Pix, utilizando os serviços de um participante direto para oferecer a funcionalidade do Pix aos seus clientes.

Com esse arranjo, o participante direto assume a responsabilidade por todas as obrigações regulatórias e operacionais perante o Banco Central, o que permite ao participante indireto concentrar-se em fornecer a melhor experiência possível para seus clientes com o uso da tecnologia Pix.

Quais são as vantagens do Pix Indireto?

Atribuir a categoria de participante indireto do Pix a uma instituição traz consigo uma série de vantagens na gestão de pagamentos efetuados por este sistema. Para um Pix Indireto, o principal benefício está na automação de pagamentos, que otimiza a eficiência operacional e confere ganhos na agilidade do fluxo de caixa. Além disso, como não há necessidade de conexão direta com o Banco Central, os custos relativos à infraestrutura e manutenção são consideravelmente reduzidos.

Outra vantagem reside na possibilidade de personalizar funcionalidades, já que o serviço do Pix Indireto é intermediado por um provedor de serviços de pagamento, permitindo a adaptação da plataforma às necessidades específicas da instituição.

Automação do fluxo de pagamento

A automação de pagamentos do Pix Indireto revoluciona o fluxo de transações, gerando eficiência e rapidez. Por meio de interfaces de programação de aplicações (APIs), o Pix Indireto automatiza todo o processo de pagamento, desde a solicitação até a confirmação. Dessa forma, é possível evitar erros manuais, reduzir o tempo de processamento e aumentar a satisfação do cliente.

Ainda, o Pix Indireto permite integração com sistemas de gestão, facilitando a reconciliação de transações, acompanhamento de pagamentos e controle de recebíveis. Assim, o Pix Indireto contribui para otimizar as operações financeiras, resultando em maior agilidade e controle para as instituições que o utilizam.

Redução de custos

Outra grande vantagem do Pix Indireto é a redução de custos operacionais. Isso porque, ao utilizar um sistema automatizado e eficiente como o Pix, as instituições participantes indiretas conseguem realizar transações financeiras com rapidez e praticidade, resultando em um processo menos burocrático e mais ágil.

Além disso, o Pix Indireto não necessita de intermediários para a realização de pagamentos, o que também contribui para diminuir os custos associados a estas transações.

Essa economia pode então ser repassada aos clientes, proporcionando uma experiência ainda mais satisfatória e acessível. Portanto, o Pix Indireto é uma opção que oferece significativa redução de custos, especialmente para as instituições indiretas.

Transparência e confiabilidade de marca

Ao recorrer ao Pix Indireto, a marca passa a usufruir de uma maior transparência nos processos financeiros, uma vez que este sistema é garantido pelo Banco Central. A automatização de pagamentos realizada pelo Pix Indireto diminui a margem de erros e fraudes, fatores que podem afetar negativamente a reputação de uma empresa. Além disso, ao adotar essa plataforma, a instituição consegue proporcionar uma experiência mais ágil e cômoda aos seus clientes, contribuindo para a fidelização e a confiança no relacionamento comercial.

Assim, a utilização do Pix Indireto contribui imensamente na construção e fortalecimento da confiabilidade da marca no mercado financeiro.

Autonomia e customização de funcionalidades

A autonomia e customização de funcionalidades são aspectos primordiais quando se trata de Pix Indireto. O sistema permite que os usuários adaptem e personalizem diversas funções de acordo com as suas necessidades específicas. Por exemplo, a capacidade de programar pagamentos periódicos, realizar transações em massa ou integrar a plataforma de pagamentos a outros sistemas corporativos.

Essas configurações personalizadas podem otimizar significativamente a gestão financeira de uma empresa, fornecendo maior controle sobre as operações e contribuindo para uma melhor eficiência operacional. Portanto, o Pix Indireto não só oferece a possibilidade de transações instantâneas, mas também um alto grau de personalização, aprimorando a experiência do usuário e atendendo a uma ampla gama de necessidades de negócios.

Modularidade e personalização da ferramenta

Finalmente, há a modularidade e personalização da ferramenta como excelente vantagem do Pix Indireto. As entidades que adotam essa modalidade têm a liberdade de personalizar suas ferramentas de pagamento de acordo com suas necessidades específicas e demanda dos clientes.

O sistema do Pix Indireto oferece recursos que permitem a construção de uma experiência de pagamento personalizada e diferenciada. Isso significa que não se limita a uma abordagem única, proporcionando flexibilidade para adaptar as funcionalidades e recursos conforme a empresa e seus usuários finais necessitam, o que facilita a inclusão e o engajamento dos clientes.

Veja como se tornar um participante indireto do Pix

Para se tornar um participante indireto do Pix, a instituição interessada deve primeiramente entrar em contato com um participante direto proveniente de determinado grupo, que será o responsável por realizar a intermediação entre a instituição candidata e o Banco Central.

O próximo passo é preencher a documentação adequada disponibilizada pelo Banco Central e atender aos critérios pré-estabelecidos, como a comprovação de solvência e a adesão estrita aos protocolos de segurança. Além disso, é importante frisar que a instituição candidata precisa ter um sistema de gestão eficiente e seguro para lidar com o Pix Indireto.

Como escolher um participante direto do Pix para oferecer Pix Indireto?

Ao optar por se tornar um participante indireto do Pix, é essencial que a escolha do participante direto seja feita de maneira estratégica, levando em conta critérios relevantes para melhor servir seus clientes. Fatores como a solidez financeira do participante direto, seu histórico de atuação, a qualidade do serviço prestado e a experiência do usuário final devem ser analisados minuciosamente. Afinal, o participante direto será o responsável por processar e liquidar as transações do Pix Indireto, além de cumprir com as exigências regulatórias estabelecidas pelo Banco Central.

Portanto, uma escolha acertada pode facilitar a eficiência e agilidade nas transações do Pix Indireto, enquanto uma escolha mal informada pode resultar em contratempos e impactar negativamente a experiência do cliente.

Torne sua empresa participante do Pix Indireto com a Celcoin 

Ao tornar sua empresa uma participante indireta do Pix, você vai precisar contar com a ajuda e o acompanhamento de uma plataforma especialista em lidar com transações e acontecimentos ao nível financeiro. E é aí que entra a Celcoin: uma participante direta do Pix.

Através da Celcoin, é possível implementar soluções financeiras inovadoras e eficientes. Essa estratégia não apenas melhora a funcionalidade e a eficácia das transações financeiras, mas também traz benefícios significativos para os clientes, proporcionando maior agilidade, segurança e praticidade nas operações.

Dessa forma, a associação com a Celcoin para a utilização do Pix Indireto é um passo estratégico para as empresas que buscam melhorar suas operações financeiras e satisfazer as demandas de seus clientes.

Comece uma jornada mais segurança e com resultados eficazes no setor financeiro do seu negócio! Conheça os nossos serviços.

A revolução financeira ao alcance de sua empresa

Com a licença do Banco Central para atuar como uma instituição de pagamento, a Celcoin é um participante direto do Pix, oferecendo a empresas de todos os setores e tamanhos a possibilidade de se tornarem participantes indiretas.

Assim, sua empresa pode se tornar participante do Pix Indireto com a Celcoin, desfrutando da vasta experiência de mais de 60 milhões de transações de Pix mensais, tecnologia robusta e escalável, além de ostentar uma nota A na ANS do Banco Central.

Mais autonomia, mais eficiência

Com o Pix Indireto da Celcoin, sua empresa ganha autonomia operacional e flexibilidade na gestão dentro do arranjo Pix. Desenvolvemos uma solução financeira escalável que proporciona gestão integral de saldos e extratos, simplificando a operação de tesouraria com nossa conta semelhante à conta de liquidação do Pix.

Integração simplificada, resultados potencializados

Através de uma única integração com nossas APIs de Pix, sua empresa pode migrar para o status de participante indireto e, no futuro, avançar para a participação direta. Com a tecnologia da Celcoin, o ciclo de vida do Pix torna-se mais eficiente e acessível.

Benefícios que impulsionam seu negócio

  • Gestão de chaves: controle total sobre as chaves Pix, garantindo flexibilidade e segurança.
  • Conformidade garantida: apoio integral no processo de homologação junto ao Banco Central.
  • Modularidade: flexibilidade nas operações, escolha entre usar sua própria arquitetura de contas ou o core bancário da Celcoin.
  • Transparência: identificação clara no comprovante do Pix, trazendo confiabilidade e transparência às operações financeiras.
  • Autonomia: controle total sobre contas e transações, integrado nativamente ao SPI do Banco Central.
  • Atendimento 24/7: suporte dedicado disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, desde o onboarding até a implementação e atendimento contínuo.

Facilidade na gestão, privacidade garantida

Através de nossa cabine facilitada, sua empresa gerencia as operações do Pix com facilidade, enquanto garantimos privacidade para as chaves DICT, proporcionando mais sigilo e proteção para seus clientes.

Alto desempenho e segurança de ponta

Nossa infraestrutura robusta e exclusiva oferece alto desempenho e segurança, com tecnologia que escala automaticamente a capacidade e proteção de dados similar aos grandes incumbentes.

Open Finance e full service

Integramos nativamente com o diretório Open Finance, possibilitando transações de pagamento e compartilhamento de dados dentro do arranjo Pix. Além disso, integramos todo o ecossistema de infraestrutura de tecnologia financeira do cel_bricks, simplificando a administração e desenvolvimento de produtos financeiros em uma única integração com a Celcoin.

Com o Pix Indireto da Celcoin, sua empresa está preparada para abraçar a revolução financeira do Pix com confiança, eficiência e segurança.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time