6,5 milhões de brasileiros compartilham seus dados e esperam por produtos financeiros personalizados

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Pesquisa da Febraban

O Open Finance no Brasil trilhou avanços no último ano. Números divulgados durante o Febraban Tech, evento focado em tecnologia e inovação do setor financeiro, apontam cerca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos únicos

Segundo dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) durante o evento, houve um aumento de 971% na quantidade de pessoas físicas que consentiram o compartilhamento de seus dados. Em 2021, os consentimentos foram dados por 612 mil clientes de instituições financeiras. Já em 2022, esse total subiu para 6,5 milhões.

Os dados foram reunidos pelo segundo volume da 31ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, anunciados durante o Febraban Tech 2023. A pesquisa indica uma tendência de aumento dos consentimentos à medida que os bancos evoluam nas suas jornadas digitais e entreguem novos benefícios aos clientes.

A ordem é hiperpersonalizar serviços

Uma das palavras mais ouvidas durante o Febraban Tech em relação ao cliente é a hiperpersonalização dos serviços. Para os especialistas em Open Finance, o cliente abre seus dados com a expectativa de receber um serviço ou uma experiência diferenciada. Leandro Vilain, partner da Prática de Finance Service da Oliver Wyman Brasil, destaca que o Open Finance colocou o cliente como grande protagonista dos seus dados.

Durante o painel “O cliente no controle das decisões financeiras: a busca pelo melhor canal de acesso”, no primeiro dia do Febraban Tech 2023, Lessandro Werner Thomaz, diretor-executivo de clientes e captação da Caixa, afirmou que o cliente precisa perceber valor agregado para renovar o consentimento. Thomaz observa que entre os casos de uso desenvolvidos na Caixa que fazem o cliente perceber esse valor estão as aplicações de assessoria financeira.

Outro ponto de atenção para o relacionamento com o cliente no Open Finance é a segurança. No mesmo painel, Aldo Barretella, senior head de Canais Digitais do Santander, chamou atenção para os requisitos de segurança que deixam a experiência do cliente mais fluida e confortável. Para o executivo, o processo de compartilhamento de dados em um aplicativo pode não ser uma jornada fácil para o cliente e, por isso, a sensação de segurança é um fator que deve estar presente.

Aumento da competição 

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária mostra ainda que o Open Finance tem aumentado a competitividade na indústria financeira, a partir do compartilhamento de dados dos clientes. Segundo o levantamento apresentado pela Febraban, a expectativa para 2023 é que 53% dos bancos contem com 10% da base de clientes dispostos a compartilhar dados, e 20% dos bancos com mais de 20% dos clientes com o mesmo comportamento.

Clique aqui para ver a íntegra do segundo volume da 31ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária.

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