Celcoin investe na democratização do acesso ao crédito

Compartilhar

|

crédito

Soluções de crédito reduzem concentração da oferta e custos de empréstimos para pessoas e empresas.

A vertical de crédito da Celcoin nasceu em 2022, com a aquisição da techfin Flow Finance. Focada no desenvolvimento de infraestrutura para credores, a Flow Finance conferiu mais robustez à estratégia da Celcoin de fortalecer sua vertical de crédito; já sob o ponto de vista de negócio, a aquisição representou escalabilidade para a empresa, que investe em soluções capazes de conferir mais agilidade às operações e resolver gargalos de fintechs a Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). 

Nesta entrevista, Rodrigo Claudino, Head de Vendas e Operações de Crédito da Celcoin, conta como as equipes vêm trabalhando para reduzir a concentração da oferta de empréstimos, hoje ainda muito centralizada. Claudino detalha ainda como os diferenciais competitivos que tornam as soluções da Celcoin a mais completa no mercado.

Blog Celcoin: Como as ferramentas da Celcoin podem beneficiar o desenvolvimento do segmento de crédito no País?

Rodrigo Claudino: Elas permitem que qualquer empresa possa oferecer crédito para seus clientes, funcionários e fornecedores. Esse movimento promove a democratização do crédito, gerando oferta fora dos grandes bancos, o que favorece a redução da concentração da oferta em poucos players. Com mais oferta, temos mais competidores e, consequentemente, um custo menor do crédito para as pessoas e empresas.

Blog Celcoin: Qual o perfil dos players de crédito que podem se beneficiar com o uso da solução da Celcoin?

Rodrigo Claudino: Os mais diversos players podem utilizar a nossa solução. Esse grupo vai desde empresas que nunca ofereceram ou trabalharam com crédito até empresas do setor que queiram melhorar o seu processo atual ou substituir algum serviço. Os segmentos são os mais diversos, compreendem empresas que já trabalham com crédito, como bancos e corbans (correspondentes bancários), até quem quer incorporar essa oferta no seu portfólio de produtos, como empresas de telecomunicação, escritórios de advocacia, corretoras de investimentos, marketplaces de produtos e serviços, empresas de saúde. Com a nossa plataforma, não existe uma limitação de segmento.

Blog Celcoin: Quais os diferenciais competitivos que as ferramentas desenvolvidas pela Celcoin trazem para o segmento de crédito? 

Rodrigo Claudino: Como diferencial competitivo, temos a mais completa esteira do mercado, provendo todas as etapas da esteira de crédito. Muitos competidores param após a emissão da Cédula de Crédito Bancário (CCB). Nós somos capazes de realizar a gestão de carteira e cobranças ordinária e extraordinária numa esteira totalmente interligada. Essa característica favorece a economia de tempo no desenvolvimento de tecnologia, do lado do cliente.

Outro diferencial da Celcoin é uma esteira com alto grau tecnológico e de automação, evitando intervenções manuais para que o processo do crédito ocorra. Por último, o cliente não precisa se preocupar com eventuais mudanças regulatórias que possam acontecer durante a oferta de crédito. Nossa esteira acompanha essas mudanças e está apta a prover todas as atualizações e os serviços necessários para que a oferta de crédito esteja dentro da regulação atual. 

Blog Celcoin: Como funciona a solução modular da vertical de crédito?

Rodrigo Claudino: Como ilustrado antes, nossa solução permite a construção de toda a esteira de crédito, contando com o onboarding do cliente, motor de crédito, simulação, geração de proposta, emissão de CCB, assinatura eletrônica, cessão/endosso, gestão de carteira e cobrança. Todas essas etapas são totalmente modulares, permitindo aos clientes a utilização das funcionalidades que façam mais sentido ao seu negócio, além de combinar com soluções que ele já possui, desenvolvidas internamente.

Blog Celcoin:  Como está estruturada a vertical de crédito da Celcoin?

Rodrigo Claudino: Dentro da vertical de crédito, estamos estruturados por etapas da esteira e também por produto. 

Na esteira de crédito, temos as seguintes etapas: Onboarding; Geração de Limite; Motor de Crédito; Simulação/Proposta; Emissão da CCB ou Nota Comercial; Assinatura; Cessão/Endosso; Gestão de Carteira e Cobrança. 

Cabe ressaltar a possibilidade do cliente escolher apenas os serviços que façam sentido para o seu negócio.

Em relação aos produtos, a Celcoin apresenta as seguintes opções: Esteira de emissão de CCB; Esteira de emissão de Nota Comercial e Conta Escrow.

Blog Celcoin:  Por que as soluções da Celcoin independem da obtenção da licença de Sociedade de Crédito Direto (SCD)?

Rodrigo Claudino: Esse é um ponto muito importante. Toda a nossa esteira pode ser utilizada mesmo se a empresa ainda não possui a sua licença de SCD. Essa configuração permite que a empresa possa iniciar a oferta de crédito utilizando a SCD da Celcoin e, quando conseguir a autorização junto ao Bacen, bastará fazer um ajuste simples na esteira para a utilização de sua licença própria. 

Provemos toda a infraestrutura para que uma empresa consiga a sua licença e possa iniciar a operação, inclusive os tão temidos relatórios legais. Nesse momento, podemos dizer que atuamos com uma “SCD as a service”.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas