Como criar um banco digital com sucesso: guia completo

Compartilhar

|

abrir um banco digital

À medida que a tecnologia continua a avançar, também tem aumentado a demanda por serviços bancários mais convenientes e acessíveis. Um exemplo disso é o banco digital.

O futuro do setor bancário pode muito bem estar no digital, com bancos online oferecendo uma variedade mais ampla de serviços ininterruptos, a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso tem levado muitas empresas a considerar como podem criar seu próprio banco digital com sucesso e inovar com ferramentas mais objetivas que, até então, não eram exploradas no mercado.

Quer você seja um empreendedor, um ERP, um profissional de finanças ou um entusiasta da tecnologia, este guia oferece uma visão abrangente do caminho a percorrer de como criar um banco digital bem-sucedido.

Primeiro, o que é um banco digital?

Como o próprio nome sugere, o banco digital é uma instituição financeira que opera exclusivamente online, sendo cada vez mais comum entre os usuários no Brasil. Abandona as operações tradicionais de uma agência física e substitui por tecnologia de ponta, oferecendo serviços bancários na ponta dos dedos dos usuários por meio de um aplicativo móvel ou site.

Significa que todas as transações, desde a abertura de conta, transferências, pagamento, até a solicitação de empréstimos, podem ser feitas digitalmente, sem a necessidade de visitar uma agência. A popularidade se deve à sua conveniência e acessibilidade. No digital, os usuários têm acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos serviços bancários, independentemente de sua localização geográfica.

Ainda, muitos bancos digitais oferecem serviços adicionais, como gerenciamento de orçamento, ferramentas de poupança automática, troca de moedas estrangeiras e oportunidades de investimento.

Modelos de negócio revolucionários: como criar um banco digital do zero

Na atual era digital, modelos de negócio inovadores como Banking as a Service (BaaS) e Fintech as a Service (FaaS) estão realmente revolucionando a maneira de criar bancos digitais a partir do zero.

O BaaS é um modelo de serviço que permite a terceiros (fintechs e outras empresas) fazerem uso da infraestrutura de uma instituição bancária já existente para fornecer serviços personalizados. Isso permite que uma startup de tecnologia financeira, por exemplo, inicie seus serviços sem precisar obter uma licença bancária completa, economizando tempo e recursos.

Já Fintech as a Service, modelo similar ao BaaS, proporciona uma plataforma onde as empresas podem integrar suas próprias soluções e serviços com os dos fornecedores de tecnologia financeira. Essa abordagem impulsiona a inovação, ao mesmo tempo que permite que novos concorrentes acessem o mercado financeiro mais rapidamente e com menos barreiras à entrada.

O universo financeiro “as a Service” e suas possibilidades

Ao adentrar um pouco mais nessa área, o conceito de “as a Service” abre um vasto leque de oportunidades para criar banco digital.

Essa tendência impulsiona a transformação digital ao fornecer serviços financeiros sob demanda, através de plataformas cloud. Além do BaaS e do FaaS, existem outros significativos ‘as a Service’ nesse domínio, como:

  • Platform as a Service (PaaS);
  • Software as a Service (SaaS);
  • Infrastructure as a Service (LaaS);
  • Data as a Service (DaaS).

Cada qual voltado à oferta de soluções personalizadas para se adequar às rápidas mudanças no setor bancário. Permitem às empresas aprimorar operações, ao passo que superam desafios relacionados a custos, escalabilidade e agilidade, contribuindo para revolução sem precedentes no cenário financeiro. Abaixo vamos falar mais especificamente de todo o universo financeiro “as a Service”. 

Banking as a Service: transformando o setor bancário

Sob análise da outra perspectiva, o BaaS é um modelo de serviço que está transformando integralmente o setor bancário, possibilitando a entrada de novos players no mercado financeiro.

Permite que empresas, independentemente de sua natureza, possam oferecer serviços bancários a seus clientes sem a necessidade de serem uma instituição financeira. Ao utilizar o BaaS, uma empresa pode, por exemplo, oferecer serviços de pagamento, empréstimos ou até mesmo contas bancárias, tudo através de uma plataforma digital.

Fintech as a Service: o futuro das instituições financeiras

Por outro lado, Fintech as a Service (FaaS) surge como uma verdadeira revolução no cenário das instituições financeiras, oferecendo uma nova abordagem para a criação de serviços bancários digitais desde a base.

Essa nova proposta possibilita a integração simples e eficaz de tecnologias financeiras em plataformas existentes, expandindo a acessibilidade a serviços financeiros e promovendo inclusão. Graças ao FaaS, os bancos digitais podem oferecer uma gama completa de produtos e serviços, sem necessidade de desenvolvê-los internamente, otimizando tempo e recursos.

A natureza flexível e escalável do FaaS, aliada à sua capacidade de oferecer soluções personalizadas e orientadas ao usuário, posiciona o modelo como o futuro das instituições financeiras, potencializando uma transformação digital autêntica e sustentável no setor.

Acquiring as a Service: simplificando as transações financeiras

Além dos modelos de BaaS e FaaS, uma outra inovação disruptiva é o Acquiring as a Service (AaaS), simplificando significativamente as transações financeiras, tornando todo o processo mais eficiente.

O AaaS é uma solução que permite a intermediários financeiros, como bancos e fintechs, a processar pagamentos eletrônicos sem a necessidade de construir ou manter sua própria infraestrutura de aquisições. Desta forma, consegue-se reduzir custos operacionais, otimizar os processos e melhorar a experiência do cliente, permitindo que os bancos se concentrem na criação de produtos e serviços financeiros mais inovadores e competitivos.

Assim, o AaaS está transformando a forma como as transações financeiras são realizadas, acelerando a digitalização do setor financeiro de maneira sustentável e escalável.

Corban as a Service: a solução para bancos digitais

Dando continuidade a este tema, surge o Corban as a Service (CaaS) como uma solução ideal para a criação de bancos digitais.

Proporciona uma infraestrutura completa de banco digital com ferramentas necessárias para oferecer uma experiência bancária completamente digital e personalizada aos usuários. O CaaS elimina as barreiras do desenvolvimento complexo de tecnologia bancária, permitindo que as empresas se concentrem no próprio modelo de negócio.

Com todas as funcionalidades incluídas, como processamento de transações, segurança, conformidade normativa e integração com APIs, esta solução possibilita que startups e empresas se transformem em bancos digitais com facilidade e eficiência.

Credit as a Service: democratizando o crédito

Dentro deste novo paradigma, surge outra vertente revolucionária: o Credit as a Service (CaaS), ou Lending as a Service (LaaS), como algumas empresas preferem chamar.

Este modelo democratiza o crédito e é benéfico tanto para bancos digitais quanto para os clientes. O CaaS permite que empresas e startups ofereçam serviços de crédito de maneira mais rápida, simples e eficiente. Através desta plataforma, o crédito se torna mais acessível e personalizado, conforme o perfil e necessidades do cliente, eliminando processos burocráticos tradicionais.

Crypto as a Service: inovando nas transações digitais

Por fim, dando continuidade à revolução digital na indústria financeira, um novo player surge no horizonte: o Crypto as a Service (CaaS). Modificando completamente a maneira de como (e onde) as transações financeiras são processadas e armazenadas, o CaaS permite a adoção rápida e acessível de moedas digitais e tecnologias de blockchain por empresas de todos os tamanhos.

O CaaS está provocando uma mudança radical, promovendo a descentralização financeira e possibilitando transações digitais inovadoras. Com isso, esta tecnologia adiciona um novo capítulo à narrativa de construção de bancos digitais a partir do zero.

A importância de uma plataforma de APIs no mundo financeiro

Adentrando em um novo tópico, as plataformas de APIs surgem como elementos fundamentais para a facilitação desses modelos inovadores. Elas desempenham um papel crucial no mundo financeiro por serem capazes de integrar diferentes serviços e oferecer soluções personalizadas.

As APIs possibilitam que as empresas compartilhem dados e processos, promovendo a interoperabilidade e permitindo a criação de um ecossistema financeiro conectado e altamente dinâmico. Por meio das APIs, os bancos digitais podem aprimorar a experiência do usuário, fornecer serviços mais eficientes, construir parcerias estratégicas e criar novas oportunidades de receita.

Banco digital White Label: a sua marca no mundo financeiro

A próxima evolução em finanças digitais é o conceito de Banco Digital White Label, que permite que você faça uma entrada personalizada e marcante no mundo financeiro.

Funcionando como uma espécie de “banco de marca própria”, este modelo permite que empresas de todos os tipos, incluindo tecnológicas, comerciais ou de varejo, insiram sua marca em soluções bancárias digitais. Assim, possibilitam aos clientes acesso direto à serviços financeiros sob a marca da empresa, sem a necessidade de ter de passar pelos desafios e burocracia de criar um banco digital do zero.

É uma maneira revolucionária de entrar no mercado financeiro, através de parcerias com provedores de BaaS ou FaaS, que fornecem a infraestrutura necessária. Enquanto isso, a empresa se concentra em suas principais competências e no atendimento das necessidades específicas de seus clientes.

Embedded Finance: a revolução na inclusão financeira

No contexto dessa revolução digital, o Embedded Finance surge como um poderoso catalisador na inclusão financeira, redefinindo a forma como os serviços financeiros são estruturados, acessados e usados.

Por meio da integração de serviços financeiros em plataformas não financeiras, o Embedded Finance permite que as empresas ofereçam serviços bancários de maneira fluida e intuitiva, eliminando barreiras e abrindo oportunidades para novos modelos de negócios.

Essa abordagem não apenas aumenta a eficiência para os usuários finais, mas também abre um leque de possibilidades para empresas de diferentes setores, com expansão de seus serviços, a criação de novas fontes de receita e a melhoria da experiência do cliente.

Como criar um banco digital em diferentes segmentos

Agora é preciso passar para o ponto de vista prático e entender o que precisa ser feito para embasar a criação de um banco digital, deixando a sua marca no mercado em diferentes segmentos.

Antes de mais nada é preciso definir o público-alvo, o valor e os serviços que irão oferecer. Por exemplo, no segmento de varejo (Retail), a Celcoin pode fornecer serviços financeiros abrangentes que vão desde o gerenciamento de transações até pagamentos. Para bancos (Banking), o uso de soluções fintech pode automatizar o processo e reduzir os custos. No setor de planejamento de recursos empresariais (ERP), o banco digital pode ser integrado para facilitar as operações comerciais.

Em E-commerce, a Celcoin pode ajudar a facilitar transações online seguras e eficientes, enquanto, para empresas no setor de Utilities, é possível gerenciar o consumo de energia dos clientes.

Por fim, no segmento de seguros (Insurance), os bancos digitais podem otimizar os processos de reivindicação e pagamento. Dessa forma, seja em qual segmento for, criar um banco digital pode não apenas economizar despesas, mas também melhorar a experiência do cliente, aumentando a eficiência e a conveniência.

Passo a passo: como criar um banco digital de sucesso

Acima você entendeu o que precisa para criar banco digital em diversos segmentos, conhecendo um pouco mais das ferramentas que embasam e auxiliam nesse processo.

Mas, além disso, como criar um banco digital do zero? É para ajudar você nesse processo que abaixo está o passo a passo completo para iniciar e concluir essa meta.

Entendendo a atuação do seu banco digital

Antes de iniciar, pesquise a fundo o setor bancário digital, estude as principais tendências e analise o comportamento dos consumidores. Esse cuidado permitirá que você defina claramente os objetivos da sua instituição financeira digital e trace estratégias mais assertivas.

Uma compreensão clara do objetivo do banco ajudará não apenas na tomada de decisões estratégicas, mas também na definição de ofertas únicas de produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes de maneira eficaz e eficiente.

Encontrando o parceiro ideal para BaaS e tecnologia

Após dominar o básico de como criar um banco digital, é crucial encontrar o parceiro tecnológico ideal para Banking as a Service (BaaS) e outras infraestruturas.

Um parceiro como a Celcoin, especialista em serviços de tecnologia financeira, pode ser uma ótima opção. A Celcoin é conhecida por suas soluções robustas e seguras de BaaS, possuindo uma plataforma ágil e flexível que ajuda instituições a criarem seus próprios produtos financeiros digitais de forma customizada.

Escolher um parceiro confiável e com expertise comprovada pode fazer toda a diferença na trajetória de sucesso do seu banco digital.

Identificando seu público-alvo no mundo digital

A identificação correta do seu público-alvo é a base para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive bancos digitais. Isto pode ser feito através de uma análise demográfica, verificando os comportamentos online dos usuários, bem como suas necessidades e expectativas.

A compreensão da fase da vida dos potenciais clientes, da sua profissão, dos seus gostos e desgostos pode ser obtida através de pesquisas online, o uso de analytics de mídias sociais e ferramentas de SEO. Esta compreensão permite que você se comunique mais eficientemente com seus potenciais clientes, desenvolvendo e adaptando produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

Analisando a concorrência no setor

Ao analisar a concorrência no setor, é essencial pesquisar os principais players do mercado, entender seus pontos fortes e fracos, bem como suas estratégias de operação e marketing. Uma análise detalhada da concorrência pode revelar lacunas no mercado que seu banco digital pode preencher, permitindo um posicionamento mais estratégico.

Pode também indicar tendências emergentes para que você possa se antecipar a possíveis mudanças no setor. Ferramentas de análise de concorrência, como a matriz SWOT, podem ser particularmente úteis para avaliar o desempenho dos concorrentes em diversas áreas, desde produtos e serviços até atendimento ao cliente e presença online.

Investindo em tecnologia de ponta

Investir possibilita a criação de funcionalidades inovadoras, proporcionando maior facilidade, segurança e eficácia nas operações bancárias digitais. Assim, os clientes podem desfrutar dos melhores serviços e ter uma experiência de usuário aprimorada. Nesse contexto, uma referência é a Celcoin.

Ela desenvolveu um aplicativo que transforma o celular de pequenos estabelecimentos em uma verdadeira máquina multifuncional de pagamentos, abrindo novas possibilidades para a inclusão financeira e o empreendedorismo digital. 

Portanto, a aposta em avanços tecnológicos é um passo decisivo na jornada para estabelecer um banco digital bem-sucedido.

Navegando pelas regulações bancárias

Compreender e navegar adequadamente por regulamentações é indispensável para operar o seu banco digital de maneira legítima e transparente. Essas normas, estabelecidas por órgãos reguladores como o Banco Central, visam proteger os consumidores e assegurar a estabilidade do sistema financeiro.

Essas regras podem abordar desde a proteção dos dados dos clientes até as operações de crédito, os níveis de capital mínimo exigido e muitos outros aspectos importantes de um negócio bancário. Dessa forma, antes de se aventurar no universo dos bancos digitais, certifique-se de estar familiarizado com todas as regulamentações e leis em vigor, pois a não conformidade pode resultar em penalidades severas ou até mesmo na falência do negócio.

Priorizando a segurança dos dados e transações

Priorizando a segurança de dados e transações é um aspecto crítico na construção de um banco digital bem-sucedido. Ao criar um banco digital, requer-se um alto grau de melhorias na segurança da informação, para garantir a proteção de dados pessoais e financeiros dos usuários e evitar transações fraudulentas.

Assim, é sempre priorizado o uso de protocolos de segurança robustos e a construção de sistemas de identificação e autenticação forte. Isso engloba o emprego de tecnologias avançadas como a criptografia, inteligência artificial e sistemas antifraude, construindo um ambiente digital altamente seguro, que infunde confiança nos usuários ao realizar suas transações financeiras.

Vantagens de investir em um banco digital de sucesso

Mesmo ficando claro o quanto esse processo acarreta benefícios para as instituições financeiras e melhora o relacionamento com o cliente, é preciso conhecer melhor suas vantagens.

Oferecendo serviços financeiros sem ser um banco tradicional

A oferta de serviços financeiros sem a necessidade de ser um banco tradicional tem se mostrado eficaz e vantajosa, tendo em vista que, muitas vezes, estes serviços são oferecidos de maneira mais prática, econômica e acessível.

Bancos digitais, corretoras, fintechs e empresas de tecnologia têm se destacado nesse cenário, oferecendo serviços como abertura de contas digitais, investimentos, empréstimos, seguros, pagamentos, entre outros. Com tecnologia avançada e modelos de negócios inovadores, essas empresas conseguem entregar serviços financeiros de alta qualidade, seguros e com custos reduzidos, constituindo excelentes alternativas aos bancos tradicionais.

Aprimorando a gestão financeira e reduzindo custos

Um banco digital bem-sucedido também pode servir como uma ferramenta mágica para aprimorar a gestão financeira e reduzir custos operacionais.

Isto porque, ao migrar para um ambiente digital, as empresas conseguem automatizar diversas tarefas que exigem tempo e recursos em uma plataforma física, como gestão de documentos, atendimento ao cliente, transações bancárias, etc.

Essa automação não só acelera os processos, mas também elimina a necessidade de recursos humanos e físicos, reduzindo assim os custos operacionais. Da mesma forma, a gestão financeira é aprimorada, uma vez que os dados financeiros são gerados em tempo real e com precisão, facilitando o monitoramento e a tomada de decisões, proporcionando eficiência e competitividade ao negócio.

Ampliando o portfólio, atraindo clientes e diversificando receitas

Ao investir em um banco digital de sucesso, as instituições podem potencialmente ampliar seu portfólio de serviços, atraindo mais clientes e, consequentemente, diversificar suas fontes de receita.

Um banco digital permite que novos produtos e serviços sejam rapidamente lançados e ajustados de acordo com as necessidades e demandas do cliente. Essa flexibilidade não só aprimora a experiência do cliente, mas também fornece oportunidades para a instituição explorar novas áreas de negócios.

Portanto, o banco digital surge como uma ferramenta importante para a diversificação e expansão de negócios do setor financeiro.

Explorando oportunidades de mercado e impulsionando a inclusão financeira

Finalmente, nesse processo, um banco digital tem potencial para explorar oportunidades de mercado e impulsionar a inclusão financeira, oferecendo serviços alternativos e personalizados.

Tais instituições podem direcionar esforços para grupos minoritários ou sub-representados na sociedade, como trabalhadores autônomos, microempresários e comunidades de baixa renda que geralmente têm menor acesso aos serviços de bancos convencionais.

Integrando essas pessoas ao sistema financeiro digital, os bancos digitais não apenas aumentam seu potencial de mercado, mas também promovem a inclusão financeira, permitindo uma distribuição mais equitativa dos benefícios do desenvolvimento econômico.

Crie seu banco digital com o apoio da Celcoin

Consolidar uma instituição financeira digital totalmente funcional não é uma tarefa fácil, e para tal, o apoio de um parceiro especializado pode ser determinante para o sucesso. 

Aqui entra a Celcoin, uma infratech financeira dedicada a potencializar e transformar negócios em correspondentes bancários sem a necessidade de licenças bancárias.

Com sua tecnologia, a Celcoin permite que você ofereça diversos serviços financeiros, como pagamento de contas, recarga de celular, recebimento de boletos e depósitos. Com um modelo de negócio inovador e altamente eficiente, a Celcoin é o parceiro ideal para quem deseja criar e consolidar seu próprio banco digital.

Papel da Celcoin na construção do seu banco digital

A Celcoin atua como uma verdadeira ponte entre o seu negócio e um amplo espectro de serviços financeiros digitalizados. Sua plataforma é dotada de recursos avançados e seguros, permitindo que ofereça ao seu cliente uma experiência financeira digital completa.

Com a Celcoin, você tem a oportunidade de ingressar no universo das Fintechs com um banco digital robusto, aprimorando a relação com seu cliente através da prestação de serviços financeiros práticos e rápidos. Seja qual for o porte do seu negócio, a Celcoin é a parceira certa para impulsionar o sucesso de seu banco digital.

Perguntas frequentes: como criar um banco digital de sucesso

Para fechar, criamos uma lista com as perguntas mais comuns e recorrentes acerca da abertura de um banco digital, colocando as respostas para facilitar a sua revisão sobre o assunto.

Assim, quando tiver qualquer dúvida sobre a criação de um banco digital, é só voltar nesta lista que, provavelmente, você conseguirá refrescar sua cabeça e ter a solução para suas principais dúvidas.

  1. Qual o primeiro passo para a criação de um banco digital de sucesso?

Começar a criar um banco digital é um processo bastante complexo e requer uma pesquisa profunda. O primeiro passo é entender a legislação e as regulamentações envolvidas.

Em muitos países, é necessário ter uma licença bancária, e seus requisitos variam de acordo com o local.

Você também precisará de um plano de negócios detalhado que mostre como você pretende operar e ganhar dinheiro.

  1. Quais são os principais desafios na criação de um banco digital?

Alguns dos principais desafios incluem obter a licença bancária necessária, cumprir todas as regulamentações financeiras e garantir a segurança dos dados dos clientes.

Ainda, é preciso se preocupar em desenvolver uma tecnologia sólida e eficaz, criar uma base de clientes e gerar lucros.

  1. Quanto custa para criar um banco digital?

O custo de criação de um banco digital pode variar muito, dependendo de vários fatores, incluindo o país, o tipo de tecnologia, o custo de licenças de reguladores, entre outros.

É necessário preparar um plano financeiro detalhado para ter uma idéia clara dos custos.

  1. O que é necessário para a tecnologia usada em um banco digital?

A tecnologia é um componente fundamental de qualquer banco digital.

Você precisará de uma plataforma de tecnologia bancária sólida que inclua funcionalidades como processamento de transações e gerenciamento de dados de clientes.

Por outro lado, deve também se preocupar com segurança cibernética, análise de dados e suporte ao cliente.

  1. Como atrair e reter clientes em um banco digital?

Para atrair e reter clientes, você precisará oferecer uma experiência bancária atraente e fácil de usar.

Isso inclui um aplicativo móvel intuitivo, atendimento ao cliente eficaz, taxas competitivas e produtos bancários atraentes.

Da mesma forma, marketing e branding eficazes também desempenham um papel fundamental na atração de clientes.

Crie agora mesmo o seu banco digital!

Hoje você teve acesso a um guia completo sobre como criar um banco digital de sucesso, podendo voltar neste artigo sempre que precisar e tiver alguma dúvida durante o processo.

A hora é agora, enquanto tudo ainda está florescendo e trazendo cada vez mais oportunidades que vão otimizar e melhorar consideravelmente a sua atuação no mercado.

Pronto para transformar sua visão de banco digital em realidade? 

Descubra como a Celcoin pode ajudar você a criar seu próprio banco digital hoje!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time