Como a blockchain está democratizando investimentos e redefinindo o setor financeiro

Compartilhar

|

A blockchain está no centro de uma evolução financeira que promete não apenas transformar a maneira como lidamos com ativos, mas também abrir novas oportunidades de receita e acesso aos mercados globais.

Essa tecnologia está à beira de desbloquear uma janela de oportunidades estimada em US$400 bilhões para gestoras de ativos, impulsionando a tokenização e o fracionamento de ativos privados.

Colin Butler, chefe de capital institucional da Polygon, compartilhou insights exclusivos em entrevista ao Cointelegraph, revelando como o setor financeiro está prestes a se transformar com base nesses avanços tecnológicos.

Butler, cuja trajetória inclui duas décadas em Wall Street, destaca uma mudança de paradigma em direção à adoção institucional dos ativos digitais. Empresas de investimento, como a KKR, estão liderando o caminho ao tokenizar fundos usando plataformas blockchain emergentes.

A KKR tokenizou seu fundo de saúde através da Securitize na Avalanche, abrindo as comportas para a adoção institucional e a tokenização. Isso marca o início da reconexão do sistema financeiro global na blockchain“, explica Butler.

A tecnologia blockchain está impulsionando essa transformação, oferecendo soluções que são consensualmente melhores em termos de eficiência e utilidade. Butler inclusive aponta exemplos importantes de instituições tradicionais que já estão se beneficiando dessas inovações.

A tokenização de títulos pela Siemens na Polygon, por exemplo, reduziu os tempos de liquidação de sete para um dia, resultando em economias significativas de custos. Além disso, a gestora de ativos Franklin Templeton tokenizou seu fundo de mercado monetário, garantindo maior segurança e eficiência nas transações.

Butler destaca ainda a oportunidade de receita de US$400 bilhões para gestoras de ativos e bancos no setor de private equity, ao reduzir os investimentos mínimos e ampliar a distribuição de ativos privados.

Vantagens da blockchain já são realidade no mercado

Democratização

Ao permitir a tokenização e o fracionamento de ativos privados, a blockchain está democratizando o acesso a investimentos que antes estavam disponíveis apenas para grandes investidores institucionais. Isso significa que uma pessoa “comum” pode agora investir em uma fração de um imóvel, uma obra de arte ou uma participação em uma empresa, abrindo um novo mundo de oportunidades de investimento e diversificação de portfólios.

Segurança e eficiência

Além disso, a blockchain está tornando os mercados financeiros mais eficientes e seguros. A redução dos tempos de liquidação de transações de dias para horas ou mesmo minutos está liberando o capital que antes ficava amarrado em processos lentos e burocráticos. Isso não apenas reduz os custos para as empresas, mas também aumenta a liquidez dos mercados e reduz o risco sistêmico.

Novos modelos de negócios

Mas talvez o aspecto mais revolucionário da blockchain seja o potencial de criar novos modelos de negócios e redefinir as relações de poder no sistema financeiro. 

Com a tokenização, ativos que antes eram ilíquidos e de difícil acesso podem ser transformados em tokens digitais que podem ser facilmente negociados em mercados globais. Ou seja, um pequeno investidor em São Paulo, por exemplo, pode agora investir em uma startup em Nova York ou financiar um projeto de energia renovável na África, tudo com o clique de um botão.

Em suma, a blockchain está abrindo um mundo de possibilidades no universo financeiro. Desde a tokenização de ativos até a criação de novos modelos de negócios, essa tecnologia está impactando diretamente na maneira como pensamos sobre investimentos, finanças e economia. E, à medida que mais empresas e investidores se familiarizam com suas possibilidades, podemos esperar ver um crescimento exponencial no uso e na adoção da blockchain nos próximos anos.

Celcoin é parte expressiva da transformação no mercado financeiro, impulsionando a eficiência e a segurança

Com todas essas soluções integradas e inovadoras, a Celcoin, por meio do cel_bricks, também tem um papel importante na redefinição das relações de poder no sistema financeiro, proporcionando às empresas ferramentas necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais digital e conectado.

Confira as soluções modulares que fazem parte do cel_bricks e fazem a Celcoin realizar hoje mais de 120 milhões de transações mensais, por meio de mais de 6 mil clientes de diferentes tamanhos e setores.

cel_banking

Com o cel_banking, proporcionamos o Banking as a Service de forma completa, automatizando processos financeiros e gerando maior autonomia para as empresas. Desde operações integradas a pagamentos, recebimentos e crédito, até contas individualizadas ou vinculadas, oferecemos soluções personalizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente.

cel_credit

O cel_credit oferece uma plataforma “all in one” com flexibilidade para criar, gerenciar e operar produtos de crédito inovadores. Com a emissão de CCBs, proporcionamos às empresas a capacidade de oferecer empréstimos de dinheiro sem a necessidade de uma licença bancária própria.

cel_open

Como uma infratech financeira pioneira em Open Finance, disponibilizamos o cel_open para integrar soluções às diferentes necessidades do mercado. Com o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) e compartilhamento de dados, possibilitamos o acesso a uma gama diversificada de serviços financeiros.

cel_cash

O cel_cash oferece uma gestão completa e otimizada de contas a receber, transformando empresas em verdadeiros bancos digitais. Com gateway de pagamentos, simplificamos o processo de recebimento e aumentamos a eficiência financeira.

cel_onboarding

Por meio do cel_onboarding, garantimos a identificação, validação e análise de riscos dos clientes, cumprindo os requisitos do Know Your Customer (KYC) e oferecendo uma classificação de riscos personalizada.

cel_retail

Para o varejo, o cel_retail desburocratiza processos para obter melhores resultados, transformando estabelecimentos em correspondentes bancários autorizados e oferecendo um portfólio completo de serviços, desde pagamento de contas até suporte para Pix e Open Finance.

Através do conceito de Embedded Finance, a plataforma da Celcoin oferece um portfólio completo de soluções integradas às necessidades de nossos clientes, simplificando processos e eliminando burocracias.

Acesse nosso site para saber mais.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time