Conheça o futuro das fintechs com três dos modelos de negócios em ascensão

Compartilhar

|

Um estudo recente realizado pela consultoria KPMG, uma das principais organizações de serviços profissionais e parte do seleto grupo conhecido como Big Four (as quatro maiores empresas multinacionais do setor), revela que o cenário das fintechs está se transformando rapidamente, impulsionado por uma série de tendências e forças disruptivas.

Entre essas mudanças, destacam-se três modelos de negócios, que estão emergindo como alternativas promissoras para as empresas do setor: universal, horizontal e vertical.

Modelo universal: rumo ao conceito de superapps

No modelo universal, as fintechs buscam se estabelecer como superapps, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, tanto financeiros quanto não financeiros, através de uma única plataforma integrada. 

Essa abordagem permite que as empresas atuem tanto de forma horizontal, abrangendo diversos segmentos do mercado, quanto vertical, aprofundando-se em áreas específicas para oferecer soluções mais completas e personalizadas aos clientes.

Parcerias estratégicas e infraestrutura compartilhada

Essas empresas estão se beneficiando de parcerias estratégicas com provedores de SaaS e prestadores de serviços bancários, utilizando modelos como o Banking as a Service (BaaS) para viabilizar a entrega de seus produtos e serviços”, explica o estudo da KPMG.

Modelo horizontal: focado em nichos de mercado

As fintechs horizontais optam por se concentrar em atender a um perfil de cliente ou nicho de mercado específico, desenvolvendo soluções especializadas para atender às necessidades desse público-alvo. Essas empresas muitas vezes recorrem a plataformas de terceiros, como BaaS, e integrações de APIs para garantir agilidade e flexibilidade na adaptação de seus produtos.

Modelo vertical: construindo infraestrutura personalizada

As fintechs verticais optam por construir suas próprias plataformas e infraestruturas, oferecendo soluções personalizadas para uma variedade de setores, incluindo serviços públicos, saúde e varejo. Ao simplificar as operações para empresas em diferentes segmentos, essas fintechs estão desempenhando um papel fundamental na transformação digital de diversos setores da economia.

Forças que moldam o futuro das fintechs

Além dos modelos de negócios emergentes, o estudo da KPMG identifica cinco forças que estão moldando o futuro da tecnologia financeira: cliente, competição, produto, tecnologia e regulamentação. Em um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico, as fintechs precisam estar atentas a esses fatores e buscar constantemente inovar e se adaptar às mudanças do mercado.

Neste contexto, a Celcoin está firmemente alinhada com cada uma dessas forças, adaptando-se continuamente para atender às demandas do mercado em constante mudança e oferecer soluções financeiras eficazes e seguras.

Cliente

A Celcoin reconhece a importância de colocar o cliente em primeiro lugar e, como tal, desenvolveu uma infraestrutura completa e de fácil integração. Com ela, empresas de diferentes setores e tamanhos passam a oferecer uma variedade de serviços financeiros diretamente de suas plataformas digitais, atendendo as necessidades de seus clientes finais de forma conveniente e eficiente.

Competição

Em um ambiente altamente competitivo, a Celcoin se destaca por sua capacidade de inovação e adaptação rápida às mudanças do mercado. Buscamos constantemente novas oportunidades e parcerias estratégicas para expandir sua oferta de serviços e permanecer eficiente em um mercado dinâmico e em constante evolução.

Produto

Com o cel_bricks, solução de Embedded Finance da Celcoin, oferecemos um portfólio completo de serviços de Banking as a Service (BaaS), Open Finance, emissão de CCBs, KYC e muitos outros. Todos com as melhores tecnologias existente no mercado.

Tecnologia

Como uma empresa de tecnologia financeira, a Celcoin investe continuamente em tecnologia de ponta para garantir transações seguras e eficientes em sua plataforma. A empresa adota as mais recentes inovações tecnológicas para melhorar constantemente a experiência do usuário e fornecer soluções financeiras de última geração.

Regulamentação

Com licença do BC para atuar como Instituição de Pagamento, empresa iniciadora e detentora de contas de Open Finance, e Participante Direto do Pix, a Celcoin opera em conformidade com todas as regulamentações e leis aplicáveis do setor financeiro. Com nossas soluções, as empresas podem deixar com a gente todas as partes burocráticas, contando com a segurança em todas as operações e a privacidade dos dados de seus clientes.

Perspectivas futuras: novas oportunidades e desafios

À medida que o setor financeiro continua a evoluir, novos modelos de negócios continuam surgindo, oferecendo ainda mais oportunidades para as empresas inovarem e se destacarem em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Saiba mais sobre a Celcoin em www.celcoin.com.br

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time