Lançado pelo Banco Central (BC), em novembro de 2020, o Pix vem ganhando destaque mês após mês. O modelo surgiu em meio ao cenário do Open Finance e busca facilitar e agilizar cobranças e transações.
De acordo com levantamento realizado pelo BC, entre pessoas físicas e jurídicas já existem 438,47 milhões de chaves registradas e 126,55 milhões de usuários do Pix. No dia 6 de maio deste ano, o pagamento instantâneo bateu um novo recorde, somando cerca de 73,2 milhões de transações em um único dia.
O aumento do uso do Pix e as novidades lançadas pelas instituições governamentais indicam que o modelo deve seguir em crescimento exponencial por um longo período de tempo. Com isso, disponibilizar o Pix para os usuários se tornou quase uma obrigatoriedade para as empresas que buscam se destacar neste novo cenário financeiro.
Com a infraestrutura de tecnologia da API Pix da Celcoin, as empresas podem fazer transferências online com envio imediato dos valores junto ao banco, além de fornecer instantaneamente o status de cada transação para os clientes que as realizam.
Toda a integração é realizada de maneira rápida e segura, possibilitando a personalização do serviço Pix na aplicação de diferentes plataformas e aplicativos. Com a API Pix da Celcoin, a empresa automaticamente realiza a integração ao Bacen e DICT, sem precisar se preocupar com regulações, manutenções ou atualizações obrigatórias.
A API Pix disponibiliza três funcionalidades essenciais para qualquer negócio se destacar no mercado:
Cobranças (Pix Cash-in)
Com vencimento
Geração de QR Code dinâmico para pagamento de cobranças com prazo determinado de vencimento e ainda com possibilidade de aplicação de descontos, abatimentos, juros e multas.
Imediatas
Geração de QR Code dinâmico vinculado a uma cobrança com vencimento imediato, como pagamentos de compras em pontos de venda, recargas de celular, compras online e demais situações de uso instantâneo.
Não expiram
Geração de QR Code estático para cobranças que não expiram. Permite receber vários pagamentos, com valor fixo ou informado pelo pagador, e é ideal para usos como inserção de saldo em conta.
Pagamentos e transferências (API Pix Cash-out)
Por meio da plataforma da empresa, os clientes fornecem a chave Pix ou os dados transacionais cadastrados para receber uma transferência. Outra possibilidade é a liberação da chave Pix ou dos dados bancários, pela sua plataforma, para recebimento de pagamentos.
Devolução Pix
Com agilidade e segurança, sua plataforma permitirá a devolução do valor de um pagamento ou transferência via Pix.
Por meio da API Pix da Celcoin, as empresas levam mais comodidade e facilidade ao dia a dia de milhares de clientes, que ganham mais agilidade no envio e no recebimento de valores.
A Celcoin é uma das fintechs pioneiras na adesão ao Pix, já realizando mais de 3 milhões de transações por meio da nossa API. Conheça mais sobre a API Pix da Celcoin.