Open Banking: 2ª fase – compartilhamento de dados e transações

Compartilhar

|

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, permite que pessoas e empresas compartilhem suas informações e dados entre diferentes instituições financeiras por meio da integração de API’s. Além disso, a iniciativa promove o compartilhamento aberto de produtos, dados e serviços das instituições bancárias que participam da iniciativa.

Com isso, o Open Banking tem grande potencial de impacto no mercado, já que possibilita novos modelos de negócios e comercialização personalizada de produtos e serviços aos potenciais clientes.

A implementação desse sistema será realizada em quatro etapas, sendo que a primeira fase teve início em fevereiro de 2021, com a disponibilização das informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços das instituições financeiras participantes.

 

2ª fase: compartilhamento de dados e histórico de transações de clientes

A segunda fase de implementação do Open Banking é constituída pelo compartilhamento de dados e de histórico de transações dos clientes entre as instituições financeiras participantes.

Nessa etapa, o consumidor tem a opção de disponibilizar essas informações para diversos bancos e fintechs, que poderão ofertar serviços e produtos (apresentados na primeira fase) de acordo com as necessidades desse potencial cliente.

Um dos casos de uso mais interessantes e promissores será o de ofertas e criação de novos produtos voltados para o crédito. O cliente de uma instituição financeira que queira solicitar crédito para moradia, veículo ou outra finalidade vai poder compartilhar o seu histórico de anos nos pagamentos de contas e bom relacionamento com o mercado, para conseguir melhores taxas de juros.

Outra situação de uso altamente relevante é das empresas que já estão integradas aos ERPs (Enterprise Resource Planning – ou Sistemas de Gestão Empresarial) com bancos, escritórios de contabilidade e fornecedores, que poderão organizar lançamentos de títulos e boletos de arrecadação, pagamentos de contas, tomar empréstimos e negociar prazos de pagamento, além de aumentar ainda mais os controles contábeis, por meio de integrações com inúmeras instituições financeiras.

 

API’s de Open Banking

O Open Banking é um sistema que funciona de maneira integrada para o compartilhamento de dados, sendo fundamental a tecnologia de API’s especializadas nessas conexões.

Seguindo as tendências do mercado financeiro, a Celcoinpresta o serviço de integração e compartilhamento de dados para bancos e fintechs que visam o Open Banking, tanto para Doadores como para Receptores. A API de Open Banking da Celcoin trabalha com TLS VPN e controles rígidos de segurança, em conformidade com a LGPD e resolução Bacen 4658.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas