O Open Finance é uma evolução do modelo Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, que foi desenvolvido pelo Banco Central e já está em sua 3ª fase de implementação no Brasil. Por meio do compartilhamento de dados autorizados pelo cliente, as instituições financeiras têm acesso a informações relevantes para criarem e ofertarem produtos personalizados ao consumidor.
Devido a diversos fatores relacionados a economia, conexão e extensão territorial, muitos brasileiros ainda não têm acesso aos serviços das instituições financeiras. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, cerca de 34 milhões de brasileiros (21% da população do país) não possuem conta bancária ou a usam pouco.
Em meio a essa realidade, o Open Finance vem para estimular uma transformação digital no Brasil. Com previsão de implementação total até setembro de 2022, as novas tecnologias financeiras devem modificar o cenário atual e a forma que os desbancarizados interagem com o sistema financeiro, além de trazer novas possibilidades à parcela já bancarizada da população.
Algumas mudanças no ecossistema financeiro já são perceptíveis. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2020 as transações via mobile e internet chegaram a mais de 70% das operações totais. Já o Pix, lançado em novembro de 2020, alcançou, após 1 ano de implementação, mais de 133 milhões de chaves cadastradas, o que demonstra o interesse dos brasileiros pelos serviços digitais financeiros.
As tecnologias desenvolvidas por meio do Open Finance possibilitarão que os players inovem no mercado, gerando mais competitividade entre as instituições e consequentemente novas possibilidades de entrada dos desbancarizados ao sistema.
Além de conexões por meio das APIs, com a Inteligência Artificial, bancos e fintechs poderão otimizar o uso de dados para tomada de decisões, criando produtos e serviços hiperpersonalizados, além de gerar ainda mais segurança nas operações com análises anti-fraude.
Visando conectar instituições a clientes em meio ao contexto do Open Finance, a Celcoin disponibiliza ao mercado tecnologias de API para integração de Redes Físicas, Open Banking e Transações, transformando centenas de empresas no centro da vida financeira de milhões de clientes.