Open Banking completa 1 ano com milhões de compartilhamentos

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O Open Banking, ou “Sistema Financeiro Aberto”, é um modelo financeiro implantado pioneiramente em 2018, na Inglaterra, e depois também adotado na Austrália e Singapura. No Brasil, teve início em fevereiro de 2021 e já conta com 231,1 milhões de interações por meio de APIs (Application Programming Interface).

A fase 1 foi composta pela participação das instituições, disponibilizando ao público informações padronizadas sobre seus canais de atendimento e as características dos seus produtos e serviços bancários.

Já a fase 2 trouxe para a rotina do modelo o tão conhecido compartilhamento autorizado de dados pelo cliente. A partir desse momento, os clientes puderam solicitar o compartilhamento entre instituições de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Sendo possível o cancelamento desta autorização a qualquer momento e em qualquer das instituições participantes.

A partir dessa fase, o Open Banking coloca em prática a oferta de produtos personalizada à necessidade do cliente, um dos seus principais benefícios, com um custo mais acessível e de maneira mais rápida. Além disso, com ele o ecossistema financeiro vive mais competitivo e pode inovar tecnologicamente.

Open Banking Fase 3 e Inclusão do Pix

A fase 4, última da implementação, transforma o Open Banking em Open Finance, levando as possibilidades de inovação para outros setores como seguros, previdência, investimentos e câmbio. Dessa forma, torna o ambiente ainda mais competitivo e traz oportunidades de negócios para empresas de setores que vão além do financeiro. Assim como nas outras fases, essa implementação é gradativa e será concluída em março de 2022.

Mesmo ainda em andamento, o Open Banking já demonstrou ser um modelo de grande sucesso e interesse de instituições e população. Com apenas 1 ano de implementação, conta com mais de 3,3 milhões de consentimentos para compartilhamento de dados. De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, a evolução do Open Banking no Brasil deverá inclusive ser mais rápida do que na Europa.

Em meio ao novo cenário financeiro que o Open Banking trouxe para o país, a Celcoin desenvolveu infraestruturas de tecnologias financeiras e bancárias para democratizar a participação de novos players no mercado. A fintech já atende mais de 200 clientes e transaciona cerca de R$3 bi mensalmente em sua plataforma.

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