Processo bem-sucedido de ponta a ponta eleva a experiência brasileira ao patamar de referência

Compartilhar

|

Open Finance é referência global

Todo mundo está olhando o que o Brasil faz em termos de Open Finance, diz Helen Child, CEO e fundadora da Open Banking Excellence (OBE). A experiência brasileira é usada como caso de sucesso globalmente pela inovação e capacidade de implantar ecossistema de ponta a ponta com velocidade. 

“O Brasil pegou o melhor das lições aprendidas no Reino Unido e tem um regulador muito inovador, que tenta estar sempre um passo à frente”, observa Child em relação à atuação do Banco Central no desenvolvimento da jornada do sistema financeiro aberto.

As impressões sobre o ecossistema de Open Finance do Brasil foram ressaltadas pela CEO da OBE durante o painel “Open Finance e a evolução dos serviços agregados”, realizado no Febraban Tech 2023. O Brasil tem sido referenciado globalmente por ter conseguido passar da implantação do Open Banking para o Open Finance com ritmo dado pelo Banco Central e a adesão da indústria financeira.

Child contou, durante o painel, que frequentemente quando é chamada para orientar e estruturar processos de Open Finance, invariavelmente, o Brasil é citado como exemplo. “É comum eu ouvir durante essas reuniões: faça o que acontece no Brasil”, conta.

Um dos pontos da jornada de Open Finance que mais impacta o mercado global é o ritmo de implantação. Outro destaque do sistema financeiro aberto no Brasil é a adesão da indústria financeira. 

“Os mercados internacionais ficam maravilhados com o que o Brasil está fazendo. Não só quanto à inovação, mas com o ritmo com que implantaram e a participação do mercado”, diz Child. “Vocês, aqui no Brasil, deveriam estar muito orgulhosos. Vejo uma imensa oportunidade de o país liderar essa mudança de mercado”, completa.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time