Número de usuários do Pix com mais de 30 transações por mês aumenta 131%

Compartilhar

|

Os números acumulados pelo Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), não param de surpreender. As projeções indicam que os números relacionados ao Pix tendem a aumentar, consolidando o meio de pagamento como o maior do país. O número de usuários cadastrados no Pix passou de 71,8 milhões, em 2021, para 88,7 milhões no ano passado, um aumento de 24%.

Entre os cadastrados no Pix, 48% realizam mais de 30 operações por mês, em 2021, eram 27%. A tendência de alta na quantidade de heavy users do Pix deve se acentuar com a implementação de novas modalidades do pagamento instantâneo, como Pix Parcelado e Pix Saque.

Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, observa que o Pix registrou crescimento expressivo no número de usuários que realizam no mínimo 30 transações instantâneas por mês, “os chamados heavy users, tanto para contas pessoa física quanto para pessoas jurídicas”. 

No último ano, o número de usuários que realizaram mais de 30 transações com Pix por mês aumentou 131%, passando de cerca de 20 milhões, em 2021, para cerca de 46 milhões em 2022. Já o número de transações de recebimento por Pix dobrou no mesmo período. Em 2021, 16 milhões de usuários receberam pagamentos por Pix, esse número passou para 33 milhões de usuários em 2022.

Em relação ao número total de transações realizadas por Pix, o volume passou de 5,7 bilhões em 2021 para mais de 11,7 bilhões em 2022, isso representa um incremento de 105% no período. Por outro lado, as transações envolvendo DOC e TEC caíram 29% entre 2021 e 2022.

O Pix é mais utilizado por pessoas físicas. Essa preferência do consumidor final pelo pagamento instantâneo tem impulsionado a adesão entre pessoas jurídicas, sobretudo nos recebimentos de pagamentos, que cresceram 94% entre 2021 e 2022.

“Desde que o Pix entrou em funcionamento, os volumes significativos de transações e de adesões de clientes à ferramenta comprovam a eficiência e aceitação do meio de pagamento. Com a expansão de novas modalidades previstas na agenda regulatória, avaliamos que as transações tendem a aumentar ainda mais e fazer com que comércios e serviços ampliem a utilização da ferramenta como meio de pagamento”, avalia Mulinari.

Os dados foram divulgados durante o Febraban Tech 2023, que aconteceu entre os dias 27 e 29/06, e fazem parte do segundo volume da 31ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária. No segundo volume, são apresentados dados sobre as transações bancárias e o comportamento do consumidor. Nessa etapa, a coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico, entre abril e maio de 2023. 18 bancos responderam ao formulário, o que representa 86% dos ativos da indústria bancária do país.

Confira a íntegra da pesquisa clicando aqui

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas